HÉRNIA PAREDE ABDOMINAL
Hérnia da parede abdominal
O termo hérnia é derivado da palavra latina ruptura. A hérnia da parede abdominal é definida como uma protrusão anormal de um órgão (intestino delgado, intestino grosso, omento, bexiga) por um defeito ou falha existente na parede abdominal.
Região inguinal ou virilha é o local da parede abdominal com maior frequência do surgimento das hérnias.
Cerca de 75% de todas as hérnias ocorrem na região inguinal, 2/3 dessas são indiretas, e o restante é constituído por hérnias inguinais diretas.
Compreendendo as hérnias
- Hérnia redutível : É quando o saco herniário retorna para o seu local de origem (cavidade abdominal ) espontaneamente ou com o auxílio da mão. Isso é possível com mais facilidade na posição deitada.
- Hérnia irredutível: É quando o saco herniário não retorna para o seu local de origem (cavidade abdominal) nem com o auxílio da mão e nem na posição deitada.
- Hérnia encarcerada: O saco herniário fica preso e não retorna ao local de origem mesmo com auxílio da mão e nem na posição deitada.
- Hérnia estrangulada : É caracterizada pela impossibilidade de redução do saco herniário associado à isquemia (falta de circulação sanguínea) do conteúdo presente no saco herniário. Situação que requer tratamento cirúrgico em caráter de urgência.
- Hérnia recidivada: É quando a hérnia volta após realização da correção cirúrgica.